sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Godot Engine - Download

Para você, desenvolvedor Indie que quer fazer seu jogo, mas não quer pagar nem uvas e nem bulhufas de direitos de uso sobre a engine, embora um conhecido meu diga "ferramenta é ferramenta", creio que a melhor opção para substituir Unity ou UDK nos dias de hoje seja a Godot (Godô) engine, uma ferramenta grátis (MIT) de desenvolvimento jogos, que pode ser considerada meio que parecidinha com a Unity (tem gente que jura que não é! KKK!), com uma comunidade que vem se ampliando e linguagem de programação própria, além de contar com C#(SHARP e não rashtag, cerquilha,  sustenido, tralha e etcétera) e uma linguagem visual que de certa maneira lembra o Blueprint da Unreal!





Resultado de imagem para godot engine

A godot é capaz de gráficos bidimensionais e tridimensionais!

Na versão 3.0 possui:


GI: Global Ilumination - iluminação global, que simula a luz como é no mundo real.

PBR: Physically-based Rendering - Renderização baseada em física- que gera imagens tridimensionais usando princípios físicos do mundo real.

Principled BSDF: Função bidirecional de dispersão de superfície -afeta a forma como a luz é absorvida, dispersa ou refletida  nos materiais de forma a se comparar com os mesmos no mundo real.

Efeitos de pós processamento integrados:

SSAO - Screen Space Ambient Occlusion - O famoso efeito dirt map em tempo real - realça a sombra entre entre dois objetos próximos

DOF - Depth of Field - Profundidade de Campo - efeito conhecido pelos fotógrafos - o famoso desfoque, tanto para perto quanto para longe.

MSAA - Multisample Anti-Aliasing - anti-serrilhamento temporal - na prática arredonda as bordas dos objetos causando um efeito de leve borrado, evitando que se perceba as arestas dos pixels.

FOG - Névoa - o famoso efeito do Silent Hill - capaz de disfarçar o desenhar dos objetos a distância, muito útil para jogos simples e que rodam em hardware mais antigo.

BLOOM - O clarão de lente - Efeito bem conhecido por deixar as cores mais vívidas e o cenário mais luminoso, além de causar um certo efeito borrado nos objetos.

Tonemapper - Mapeador de tons e cores - Com suporte para HDR (Imagens de alto contraste), serve para processar a forma como as cores se ajustam  ao monitor. Possui vários presets para serem selecionados.


A Godot ainda é capaz de gerar jogos 2d com opções para animações, tile-maps, luzes 2d e controlador preciso de personagens.

Lista com todos os recursos da versão atual!




Versão atual 3.0.6

32 bits windows sem suporte a C#

32 bits windows com suporte a C#

64 bits windows sem suporte a C#

64 bits windows com suporte a C#

Mac 32/64 bitsMac 32/64 bits com suporte a C#

Linux padrão

Linux  32bits                                   Linux 64bits  

Linux 32bits com suport a C#        Linux 64bits com suporte a C#


Linux servidores 

versão Headless                              versão Server


Requisitos:

Placa de vídeo com OpenGL ES 3.0

Placas AMD/ ATI podem não funcionar bem com a Godot no linux  Possível solução: drivers de vídeo alternativos - link


Para as versões que usam C# o editor MONO tem que ser Mono SDK 5.12.0 (outros não vão funcionar com a Godot)

Mono MAC

Mono Windows

Pacote Snap Linux  - Godot já com Mono instalado



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Depois de baixar é só descompactar e rodar, não precisa instalar, mas o ideal é deixar o executavel em uma pasta que você vá lembrar.

 Você ainda deve baixar os modelos de exportação (ex.: exportar mac, android, linux ou windows)

Link dos modelos: Versão sem C#            Versão com C#


Opcionalmente você pode baixar os jogos demos para testar e aprender.

Link


E aqui está o MANUAL DE USO que está em Inglês, mas caso você não leia neste idioma nada que o Santo Google Tradutor não possa te dar um empurrãozinho!!!















sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Solus Knight - Wallpaper Engine - Update


Meu amigo e eu fizemos o teste e a importação do executável da Unity 3D, que funciona dentro do programa, porém não é possível publicar o executável como papel de parede! Agora vamos tentar com a versão exportada para Web-GL 32 bits. Uma vez que dê certo, vou postar o tutorial completo aqui no blog.

Wallpaper Engine.

Alternativas Grátis para o Wallpaper Engine.

Link dos arquivos: Wallpaper versão WEB-GL - 1080p





quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Solus Knight - Wallpaper Engine - Exportando 3D da Unity!















Estava fazendo um teste para um amigo,  que perguntou como fazer papéis de parede para o programa Wallpaper Engine e para ser franco eu nunca tentei, mas andei garimpando a internet e parece que o Wallpaper Engine  é capaz de importar executaveis da Unity 3D como papéis de parede interativos! O cenário fiz na hora e importei um skybox disponível na Unity Asset Store. O Modelo do cavaleiro é um dos meus modelos disponíveis para download gratuitamente no sketchfab. A Build é 32 bits (parece que 64 bits não funciona) O Próximo passo vai ser enviar para o meu amigo para  ele tentar importar no Wallpaper engine. Para quem não tem o Wallpaper engine, tem outras alternativas para testar, algumas gratis e outras não é só seguir para o Alternative To e procurar uma opção! Se der certo o próximo passo vai ser Buildar uma versão interativa!

Download da cena atual


terça-feira, 26 de setembro de 2017

Atalhos de navegação do Blender

Para quem usa o Programa de Modelagem  Blender 3D Segue uma listinha simplificada de alguns atalhos úteis:

Numpad, Num: teclado numérico. LMB: botão esquerdo do mouse. MMB: botão do meio do mouse.
RMB: Botão direito do mouse


 O Resumo do Resumo do fluxo de trabalho no Blender.

Use RMB para selecionar o elemento ao qual deseja aplicar transformações.
Clique G, R ou S para entrar em modo de transformação, sendo: G: Mover, R: Rodar e S: Escalar
Use o mouse (Mova-o) para transformar enquanto estiver em um dos modos acima.
LMB completa a ação e Esc Cancela.


Movimento de órbita: Gira a tela (viewport)
Atalho:  segure MMB e movimente o mouse
Atalho: pressione as teclas do teclado numérico Num 4, Num 6, Num 2, Num 8
Atalho: Ctrl + Alt + girar a bolinha do mouse (MMB)

Movimento de Rotação: Rotaciona a tela baseada no ponto de vista atual.
Atalho: Shift + Ctrl girar a bolinha do mouse (MMB)
Atalho: Esqueda: Shift + Num 4. Direita: Shift + Num 6

Movimentação Panorâmica: desloca a tela para cima, baixo, esquerda ou direita.
Atalho: Shift + MMB (segure) e mova o mouse
Atalho: Baixo: Ctrl + Num 2. Cima: Ctrl + Num 8. Esquerda: Ctrl + Num 6. Direita: Ctrl + Num 4.

Zooming (aproximação/ Afastamento): Aproxima ou afasta objetos do campo de visão.
Atalho: Ctrl + MMB (segure e arraste)  
Atalho: Girar a bolinha do mouse (MMB)
Atalho: Num + : aproxima. Num - : Afasta
Atalho: Shift + B: Cria um quadrado de seleção para aproximar parte de um objeto.
Atalho: Ctrl + Shift + MMB  (segure e arraste) : Zoom refinado.

Mover Objetos: Desloca o objeto pela tela
Atalho: Pressione e segure RMB - move livremente. LMB Confirma a ação (posição).
Atalho: G: Move livremente. G+X, G+ Y e G+ Z : Move no eixo respectivo. LMB Confirma a ação (posição).

Rodar Objetos: Roda o objeto pela tela
Atalho: R: Roda alinhado. R+R: Roda livremente. R+X, R+ Y e R+ Z : Roda no eixo respectivo. LMB Confirma a ação (rotação).

Escalar Objetos: Muda o tamanho dos objetos
Atalho: S: Escala livremente. S+X, S+ Y e S+ Z : Escala no eixo respectivo. LMB Confirma a ação (escala).

Salvar/ Carregar/ Novo documento
Atalho: Ctrl + N: Novo Arquivo. Ctrl + O: Abre um arquivo.
Atalho: Ctrl + S: Abre menu de salvar, ou sobrescreve arquivo existente.
Atalho: Ctrl + Shift + S: Abre o menu de Salvar como… : permite salvar com outro nome.
Atalho: Ctrl + Alt + S: Abre o menu para salvar uma cópia: salvar em outro arquivo.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Modelo 3d - Lobo formato .blend (Blender 3d)


Para quem estiver interessado, esse modelo foi feito para meu projeto do colégio, estou disponibilizando com licença livre para uso, comercial ou não, você não é obrigado, mas se quiser me dar um feed sobre o uso vou ficar feliz! Nos próximos dias vou fazer um tutorial rápido de como fazer um modelo assim, simples como esse, sem muita demora!

Para quem não sabe do que se trata o arquivo
- Compactado em formato 7zip (página de terceiros/ código aberto)
- Esse é um modelo tridimensional de baixa poligonagem
- Formato usado pelo software livre de modelagem 3d Blender (página de terceiros/ código aberto)
- Um nível de subdivisão (não aplicada) para visualizar e dois na hora de renderização
- Pode ser usado em vídeos ou como modelo de jogos
- texturas simples
- Mapa UV garante que  você possa pintar suas próprias texturas
- Modelo com armação do tipo RIG, pode mover partes do corpo, estrutura simples, não nomeada



DOWNLOAD
   

Licença Creative Commons
O trabalho Lobo de Manoel de Oliveira está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://universoviral.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://universoviral.blogspot.com.br/.