sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Godot Engine - Primeiro Uso


Resultado de imagem para godot engine
Caso ainda não tenha a Godot Engine você pode baixar neste link ou na página da própria engine.

Uma vez que  baixou a versão compatível com o seu Sistema Operacional, descompacte o arquivo em um lugar que você vá lembrar, e abra o arquivo executável (geralmente representado pelo ícone do robozinho)


image0



A tela que surge é o Gerenciador de Projetos, por enquanto clique em "New Project" (Novo Projeto)


image1


No canto superior direito você pode clicar no ícone do "globo" e mudar o idioma para PT-BR se disponível!




image3

Na telinha que surgir, em "Project Name" dê um nome para o projeto. Em "Create Folder" você pode criar uma pasta para o novo projeto...

image4

 a parte disso você pode clicar em "Browse" e selecionar uma pasta já existente em seu compudator para alojar o projeto.




Mas lembre que ela deve estar vazia, para isso perceba que ao lado de Browse existe um simbolo de exclamação, se a pasta estiver vazia ele vai se tornar verde. Neste caso, quando pronto clique em "Create" (Create and Edit na versão 3.06 .



image10

Assim que a Godot abrir você irá ver a tela principal. Na parte superior, seguindo da esquerda para a direita você encontra os menus principais(Main Menus), os espaços de trabalho (Work Spaces) e os botões de teste (Playtest Buttons)


image11






Na parte esquerda você encontra o Painél de arquivos (Files Panel), que se trata do explorer da Godot, por ele você pode acessar as várias pastas e subpastas do projeto. Também à esquerda e logo abaixo está o Painel de Assets, que são os objetos do projeto em geral, sejám materiais, modelos 3d, sprites ou imagens, por exemplo. Esse painél permite ter uma visualização rapida dos objetos e importalos facilmente para a cena.


image12

Do lado direito você vai incontrar o Painel de Cenas (Scenes) onde você vai poder visualizar tudo que existe na sua cena. Os objetos de cena são chamados de Nodes (Nós), cada nó pode ter uma classe (tipo) diferente, assim como as suas propriedades variam dependendo de sua classe. Podemos ver a diferença das propriedades do nó checando o Inspetor (inspector) que está logo abaixo de Scenes.





image13

No topo, a Barra de Ferramentas contém as ferramentas de manipulação de objetos.Como, por exemplo, os ícones de seleção, mover, rodar, excalar e  entre outros.

image14











O Painel Inferior é onde se localizam o console de depuração, o editor de animação, o misturador de áudio… Por ocupar muito espaço eles ficam recolhidos na parte inferior.


image15

No topo, ao centro, você pode selecionar os espaços de trabalho 2D ou 3D, dependendo do modo algumas opções podem mudar.

image17

No espaço de trabalho de Scripts você criar, editar  e salvar scripts, a linguagem padrão da Godot é o GD Script, que é ligeiramente parecido com o Python, no entanto a sintase é própria da Godot.
Além disso possui completação automática de código e depuração de erros.



O espaço de trabalhos AssetLib é parecido com a guia Asset Store da Unity, porém bem mais simples e com bem menos assets que na Unity. No entanto a maior parte dos assets (senão todos) são gratuitos. Você pode baixá-los e utilizá-los como complementos(plugins) do  seu projeto.


Por fim,
o objetivo desse post foi apenas mostrar de forma mais visual como é a primeira vez que você cria um projeto e abre a Godot Engine. Uma versão mais completa de Introdução a Engine pode ser encontrado no próprio site da Godot seguindo esse link.































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos, mesmo críticas, por favor, se negativas apenas não seja ofensivo. Obrigado!