sábado, 2 de fevereiro de 2019

Godot Engine #3 - Projeto de Jogo - Criando um corpo físico para o personagem.


Se você chegou aqui por acaso esse link leva você para a primeira parte do Tutorial. Talvez não tenha visto ainda  a segunda parte, neste caso siga esse link. De outra forma, continue nessa página e vamos prosseguir com a terceira parte.

Depois de Renomear nosso personagem para "Player" e salvá-lo, vamos dar para ele um corpo físico simplificado, para que ele possa interagir fisicamente com o mundo a sua volta. Esse corpo se parece com uma capsula e é boa para velocidade do jogo por motivos de simplicidade.



1 - Clique com o botão direito sobre o nó "Player" (no ultimo tutorial mudamos o nome de Scene_Root para Player lembra?).

Isso vai abrir um menu de contexto, em seguida...

2 -Clique em "Change Type" representado por uma seta curva.

Será aberta a janela de seleção de nós.

3- Em "Search" procure por "KinematicBody"

4- Quando o Nó surgir clique sobre ele (KinematicBody), se preciso arraste a barra de rolagem até localizá-lo.

5 - Clique em "Change".

Pronto, nosso personagem não é mais um nó do tipo "Spatial", representado pela bolinha vermelha. Agora ele é um "kinematicbody", representado por um bonequinho.







1- Agora clique no sinal "+" na guia Scene.

Novamente vai se abrir a janela de criação de nós...



2- Em search procure por CollisionShape.

3- Quando o Nó CollisionShape surgir clique sobre ele

4- Clique em "Create" para adicioná-lo a cena.








Com o novo Collisionshape criado e aparente na guia "Scene", perceba  o triangulo amarelo com o simbolo de exclamação. Isso é porque o Objeto existe mas não possui um formato real. Para dar-lhe um formato, no "Inspector" procure por "Shape" e logo ao lado se encontra a palavra Null (nulo) seguida de uma seta para baixo. Clique na seta e escolha um "New Capsule Shape". Isso vai dar ao Collisionshape a forma de capsula, representada por um emaranhado de linhas azuis. Perceba que a capsula surge deitada.





Em "Shape", no "Inspector", clique sobre "CapsuleShape", isso vai abrir seu modo de edição. Em Radius adicione o valor "0.4". Em height, originalmente, o valor seria "1.4", mas  vamos colocar "1.2, que é um tamanho melhor para a altura de nosso Personagem. Finalizando essa parte clique no voltar, representado na imagem pelo "<" marcado no quadradinho verde.



Agora de volta ao "Inspector", com o "CollisionShape" selecionado na guia "Scene", clique em "Transform" e  vamos fazer aquelas nossas mudanças ja conhecidas.

Em Translation (X, Y, Z ): (0,1,0)
Em Rotation Degrees (X, Y, Z): (90, 0, 0)

Estando correto a capsula vai ficar como na imagem, cobrido o corpo do personagem.




Para terminar com essa parte, vamos simplificar o nome de "CollisionShape" para "Col", isso vai ser útil depois!. Agora salve novamente sobrescrevendo a cena como "Player.tscn"

















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