sábado, 2 de fevereiro de 2019

Godot Engine #2 - Projeto de Jogo - Inportação de um modelo 3D

Se não viu a parte anterior do Tutorial, acesse o link antes de prosseguir com essa parte.




Nessa parte eu vou inportar um modelo já com algumas animações para ser o nosso personagem no jogo. O formato que eu escolhi usar é o Collada Dae, melhor suportado pela Godot Engine. Esse modelo foi criado no Blender 3D e está disponível no formato original no Sketchfab.  Para o tutorial eu vou usar uma versão exportada do Blender através do Plugin Better Collada, disponível no site da Godot. Para o tutorial eu já o disponibilizei convertido. A Godot também suporta o formato GLTF, mas ainda está em estado muito recente  e existem incompatibilidades.

Para começar baixe o modelo: Link

Em seguida o desconpacte (requer 7zip ou Winrar)

Você pode fazer isso criando  o caminho  direto para dentro do projeto da Godot (Ex.: C: PC/ Documentos/  Projeto da Godot/ Assets/ Resources/)

Ou você pode....










 

Clicar com o botão direito do mouse sobre o projeto em "File System" e criar uma nova pasta chamada "Resources" dentro da pasta "Assets" (criada no tutorial anterior).
Copie o arquivo descompactado "Adventurer.dae" para a pasta "Resources".

Dentro de "Assets" crie uma pasta "Textures" e copie as imagens "Player_final_color.png" e "Player_final_normal.png"da pasta descompactada para ela.

A Godot então vai importar os arquivos como recursos (Assets) do projeto.



Perceba que dentro da pasta Textures na árvore do projeto vão surgir as imagens e dentro de Resources vão surgir o arquivo "Adventurer.dae" e o Seu material, "Adventurer.material" que inclusive já reconheceu as texturas que importamos.



Vamos criar uma nova cena com o modelo, dê dois cliques sobre o arquivo "Adventurer.dae" e na janela popup que abrir selecione "New Inherited" (nova cena herdada). Isso vai criar uma cena cópia do arquivo original e as mudanças que fizermos nela não vão danificar o nosso modelo 3D.



Se tudo deu certo nosso modelo deve aparecer com texturas e a mudança que devemos fazer é alterar na guia "Scene" o nome do nosso modelo de "Scene_Root" para "Player". Em seguida clique  Ctrl + S para abrir a tela de salvamento.





Na tela de salvamento crie uma nova pasta chamada "Models". e salve a cena como o nome "Player.tscn" dentro da pasta Models.


Na próxima parte vamos adicionar um corpo físico para o nosso personagem, na realidade uma capsula que é capaz de cuidar das colisões do nosso "Player" com o mundo real!.
















































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