sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Godot Engine - Download

Para você, desenvolvedor Indie que quer fazer seu jogo, mas não quer pagar nem uvas e nem bulhufas de direitos de uso sobre a engine, embora um conhecido meu diga "ferramenta é ferramenta", creio que a melhor opção para substituir Unity ou UDK nos dias de hoje seja a Godot (Godô) engine, uma ferramenta grátis (MIT) de desenvolvimento jogos, que pode ser considerada meio que parecidinha com a Unity (tem gente que jura que não é! KKK!), com uma comunidade que vem se ampliando e linguagem de programação própria, além de contar com C#(SHARP e não rashtag, cerquilha,  sustenido, tralha e etcétera) e uma linguagem visual que de certa maneira lembra o Blueprint da Unreal!





Resultado de imagem para godot engine

A godot é capaz de gráficos bidimensionais e tridimensionais!

Na versão 3.0 possui:


GI: Global Ilumination - iluminação global, que simula a luz como é no mundo real.

PBR: Physically-based Rendering - Renderização baseada em física- que gera imagens tridimensionais usando princípios físicos do mundo real.

Principled BSDF: Função bidirecional de dispersão de superfície -afeta a forma como a luz é absorvida, dispersa ou refletida  nos materiais de forma a se comparar com os mesmos no mundo real.

Efeitos de pós processamento integrados:

SSAO - Screen Space Ambient Occlusion - O famoso efeito dirt map em tempo real - realça a sombra entre entre dois objetos próximos

DOF - Depth of Field - Profundidade de Campo - efeito conhecido pelos fotógrafos - o famoso desfoque, tanto para perto quanto para longe.

MSAA - Multisample Anti-Aliasing - anti-serrilhamento temporal - na prática arredonda as bordas dos objetos causando um efeito de leve borrado, evitando que se perceba as arestas dos pixels.

FOG - Névoa - o famoso efeito do Silent Hill - capaz de disfarçar o desenhar dos objetos a distância, muito útil para jogos simples e que rodam em hardware mais antigo.

BLOOM - O clarão de lente - Efeito bem conhecido por deixar as cores mais vívidas e o cenário mais luminoso, além de causar um certo efeito borrado nos objetos.

Tonemapper - Mapeador de tons e cores - Com suporte para HDR (Imagens de alto contraste), serve para processar a forma como as cores se ajustam  ao monitor. Possui vários presets para serem selecionados.


A Godot ainda é capaz de gerar jogos 2d com opções para animações, tile-maps, luzes 2d e controlador preciso de personagens.

Lista com todos os recursos da versão atual!




Versão atual 3.0.6

32 bits windows sem suporte a C#

32 bits windows com suporte a C#

64 bits windows sem suporte a C#

64 bits windows com suporte a C#

Mac 32/64 bitsMac 32/64 bits com suporte a C#

Linux padrão

Linux  32bits                                   Linux 64bits  

Linux 32bits com suport a C#        Linux 64bits com suporte a C#


Linux servidores 

versão Headless                              versão Server


Requisitos:

Placa de vídeo com OpenGL ES 3.0

Placas AMD/ ATI podem não funcionar bem com a Godot no linux  Possível solução: drivers de vídeo alternativos - link


Para as versões que usam C# o editor MONO tem que ser Mono SDK 5.12.0 (outros não vão funcionar com a Godot)

Mono MAC

Mono Windows

Pacote Snap Linux  - Godot já com Mono instalado



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Depois de baixar é só descompactar e rodar, não precisa instalar, mas o ideal é deixar o executavel em uma pasta que você vá lembrar.

 Você ainda deve baixar os modelos de exportação (ex.: exportar mac, android, linux ou windows)

Link dos modelos: Versão sem C#            Versão com C#


Opcionalmente você pode baixar os jogos demos para testar e aprender.

Link


E aqui está o MANUAL DE USO que está em Inglês, mas caso você não leia neste idioma nada que o Santo Google Tradutor não possa te dar um empurrãozinho!!!















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