terça-feira, 9 de setembro de 2014

Arte Livre

O Krita é um software que é capaz (na mão do artista correto/ e do errado também) de criar belos desenhos e ótimas referências para modeladores 3d, isso graças a uma função de espelhamento que permite criar só metade do desenho enquanto a outra metade é espelhada do outro lado da tela. Não posso dizer muito sobre ele, só que é uma ótima opção para quem está sem crucru$ e não quer o Photoshop do camelô e depois ficar com peso na consciência que nem depois de ataques noturnos a geladeira! Eu ainda não fiz um tutorial, o que posso dizer é que nem precisaria, mas eu vou!!!!

Eu fiz uma imagem simples para ilustrar o que o programa pode fazer


Espelhamento ativo na horizontal!
Eu ativei o botão de espelhamento horizontal (marcado em verde na imagem acima) e desenhem normalmente me um lado da linha que surge (linha que eu marquei com azul na imagem acima), se eu quisesse fazer um espelhamento cima/ baixo era só ativar o botão ao lado direito do botão que eu ativei(botão marcado em vermelho na imagem acima).

Nova camada (layer ->new) criada

Criei uma nova camada e na ferramenta de cor decidi usar outra cor que não fosse o preto, cor da primeira camada, no meu caso o vermelho. Começando pelo nariz comecei a perfilar o rosto da personagem, uma terceira camada pode ser criada para enquadrar melhor o desenho adicionado linhas horizontais em pontos chaves como a orelha e o queixo, assim dando a possibilidade de ter a precisão de onde desenhar na camada em vermelho!
Uma terceira camada, para alinhamento e algumas ferramentas!
Nesta imagem, além da camada de ajuste também se podem ver um pouco dos menos aos quais eu marquei apenas as funções mais básicas, mas aposto que o pessoal vai conseguir usar tranquilamente!
a imagem de perfil sem a primeira e a terceira camadas visíveis!
Para ver como estava ficando e mesmo fazer alguns ajustes eu desativei a visibilidade das camadas usando o botão que parece um olho no menu de camadas a direita na parte inferior do menu (visível em roxo na imagem anterior).
a imagem de lado finalizada e com transparência foi salva separadamente!
Ao final desativei a visibilidade da camada com a visão de frente e a de alinhamento (não mais necessária, deixando ativa apenas a visão lateral. Feito isso salvei normalmente com CTRL+S e usei a extensão .PNG para manter a transparência dessa camada.
a imagem frontal, salva separadamente e sem transparência.



Como no caso da ultima imagem, deixei apenas a camada com essa imagem visível e então salvei no mesmo formato .PNG, como a imagem foi desenhada sobre o fundo branco não havia necessidade de manter o canal alfa (transparência).

No final o que eu fiz, poderia ter sido no próprio Krita, mas para essa função achei ele meio fraco, então carreguei a imagem de frente no Gimp(editor de imagens/ mas poderia ter sido o Photoshop para os dinheiristas) Depois carreguei a outra imagem, o perfil, em uma nova camada, removi a saturação e ajustei o brilho, por fim desloquei a imagem para lado da outra, para que elas não se sobrepusessem e salvei como uma terceira imagem, tb em extensão .PNG por motivos de qualidade!
E é isso ai! Com o tempo o cara pode conseguir fazer uma imagem antes do miojo ficar pronto!

Site do Krita.
Página de Download.
O Desenho da menina vesga está aqui!


Licença Creative Commons
O trabalho references_cross-eyed girl de Manoel da Rocha de Oliveira está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://universoviral.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://universoviral.blogspot.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos, mesmo críticas, por favor, se negativas apenas não seja ofensivo. Obrigado!